Como é bom ser de criação

maio 16, 2007

Meia noite e meia agora. Ou melhor, não exatamente agora, mas na hora que estou escrevendo. Olho pro meu msn e vejo meus amigos de marketing se despedindo e indo dormir. Fica o pessoal de criação. Pode passar duas horas que eles ainda vão estar acordados. É estranho isso. Será que quem é de criação dorme menos? Eu não sei. E também nem sei porque comecei assim esse post. A minha idéia era dizer: como é bom ser de criação.

            Tenho pouca experiência em agência. Mas garanto que já ri demais. Pelas pesquisas, a área de criação é a que tem o salário mais alto. Bom sinal. Além disso, um belo jeans e uma camiseta (pode ser até rasgada) já bastam para estar bem vestido.

            O pessoal de criação pode ter olheira, talvez até precise para sua imagem profissional. Se acordar despenteado e for trabalhar assim, melhor ainda. É até compreensível se não toma banho. “Credo, que fedido, mas tudo bem, esse pessoal de criação é meio maluco mesmo”.

            Um professor meu de psicologia dizia que se alguém de marketing for internado em um manicômio contará aos amigos que decidiu fazer intercâmbio de última hora. Depois contratará um Photoshop Man só para fazer umas montagens com suas fotos. Igualzinho a um namorado não-fiel, essa pessoa nega até a morte que foi internada. Já o pessoal de criação diria, com toda a felicidade, que ficou uma temporada no manicômio. E o pior: fazendo pasta. Talvez isso seja, muitas vezes, o passaporte para algumas agências.

            E esquecimento? Quanto mais você tiver, melhor profissional você é. Cada vez com mais freqüência seus amigos olham para você e dizem que você já contou essa história, que já indicou esse livro, ou que já falou dos efeitos especiais do último filme lançado. Me refiro a seus amigos que não são da área, lógico. Seus amigos de criação nem imaginam o que você já contou para eles.

            E na balada? Dizer que é de criação é quase tão bom quanto dizer que você é cirurgião plástico. “Oi, eu sou de criação e crio valores onde não existe”. (Daí você vai e conta toda aquela história do sal. Vou prolongar esse parênteses para explicar melhor.

            Qual a diferença entre Sal Cisne e as concorrentes? Se você disse alto “NENHUMA”, errou. O gosto pode ser o mesmo, a qualidade também, mas a impressão é que o Sal Cisne é melhor. Simplesmente porque alguém criou valor para esse produto. Daí você se empolga, olha para mina e solta aquela que vai deixá-la puta: “Sabia que 250 reais dessa sua calça de 300 foram gastos em um pedaço de pano do tamanho de um guardanapo? Nesse pedaço de pano é colocado o logo da marca. Essa sua calça, na verdade, é a mesma que minha empregada usa, só que é de marca.” Ela se emputece e cai fora. Tudo bem, você está acostumado. Afinal, publicitário perde o cliente, mas não perde a idéia. Nota1: cliente, no caso = consumidor final. Nota2: vide peças maravilhosas que só publicitários entendem.

            Agora sim, fecho o parênteses.)

            O bom de ser de criação é o peso na consciência. Você dificilmente tem. É gostoso ir a uma banca de jornal ou a um sebo, e comprar mais revistas e livros do que você – com certeza – tem tempo para ler. Basta pensar: eu sou de criação, preciso de muito repertório. Pronto, consciência tranqüila. Passam-se meses e você acha um livro empoeirado no fundo da gaveta. Agora sim, chegou a hora de lê-lo. Mas não dá, a última Piauí acabou de sair e dessa você não pode abrir mão.

            Você também não tem peso na consciência quando esquece de um compromisso, ou um aniversário. Tudo bem, quem é de criação deve filtrar suas informações para só ter aquilo que interessa. Se não interessa, não adianta, nunca vai lembrar. Com exceção da sua namorada, todo mundo entende. A mesma coisa com horário. Chegar no horário é preocupante. Chegar atrasado, excelente, você é um ótimo criativo.

            Bloquearam o Youtube no trabalho. Essa história você já viu. Estava consumindo muita banda e você estava atrapalhando todo mundo com suas risadas altas. Um criativo assistindo ao Youtube não está se divertindo. Está estudando, adquirindo repertório, tendo referências. Por causa disso, o pessoal do suporte acaba sempre liberando. Que corações moles eles têm.

            É lógico que nem tudo são flores. Toda profissão tem seus lados ruins. Mas acho que em criação, a principal diferença está no prazer, em querer ter uma peça bem feita, fazendo história. O dinheiro é mera conseqüência.

            Abro um livro do Duailibi esses dias e vejo uma frase do Dom Quixote.

“E disse Dom Quixote a Sancho:

Meu repouso é minha batalha.”

            Vejo o relógio, quase três horas, e penso: realmente, como é bom ser de criação.

7 Responses to “Como é bom ser de criação”

  1. Vini Says:

    Bom tenho o prazer de ser o primeiro a escrever nesse post, afinal de contas também estou na criação. É engraçado ver esse efeito que pode ser considerado como uma reação em cadeia, esse efeito que entra na sua cabeça por intermédio de idéias, anúncios, revistas e também conversas com o Will….
    Acontece que essa reação leva a discussões com idealistas de jornalismo que apresentam críticas sem nenhum fundamento sobre publicidade, a única coisa a dizer é….
    VIVA E RESPIRE CRIAÇÃO, PORQUE ELA COM CERTEZA RESPIRA VOCÊ….
    UM GRANDE ABRAÇO DAQUELE QUE TE ACHA UM PUTA PROFISSIONAL..
    HAHAHAH
    VINI


  2. É Wilson…somos diferentes. Eu não acho, tenho certeza.
    Acho que o mundo todo pensa de uma maneira “Excel” e nós pensamos de uma maneira “Cartoon Network”.
    É muito complexo pra explicar, mas tenho crtza que vc entendeu.
    Beijos


  3. Primeiro de tudo: HUauhsuhuauhauhahuhuahau será que vão bloquear o wordpress depois das risadas altas com seu comentário no meu blog?

    Agora sim, velho, e quem disse que blogs não podem ter posts grandes? Sensacional. 24hr é pouco pra quem é de criação, e cara como é bom não dormir.

    Um abraço criador

  4. Fabio Says:

    Will, hahahaha, voce é meu Idolo…….
    Apesar de ter alguns anos a mais (não muitos), de idade e de experiencia em agencia, cada texto seu que leio, tenho mais certeza de que voce não vai chegar lá, ja chegou, é questão de tempo …….

  5. tudocomunica Says:

    Queridão não tive tempo de passar para o computador ainda…..
    Amanhã (domingo) vou trabalhar em um evento, quando eu chegar termino e te mando sem falta..
    A balada na sexta devia estar boa em ..
    Abração
    Vini

  6. Lucieide Says:

    Will, seu criativo-plantador-de-dúvidas-na-mente-alheia!

    Até agora eu tinha a certeza (???) de querer planejamento, mas me vi descrita neste seu post (com exceção da parte que trata da falta de banho, claro! rs)…

    Oh, céus, será que devo me render à criação?!?!

    Well, entre tantas opções… COMO É BOM SER DE COMUNICAÇÃO!!!

    😀

  7. Eliane Says:

    Olá…

    gostaria de trocar uma idéia com vc…

    vc tem msn? se puder me add elianecsc@hotmail.com

    estou me formando em publicidade.

    Bjão


Deixe um comentário