Porque o Papai Noel vai sumir em alguns anos

abril 26, 2007

É fato. O Papai Noel tem os dias contados. E como bons publicitários vanguardistas que somos, já devemos pensar em novas alternativas emocionais em nossas campanhas de natal, e preparar nosso corações, para o fim da sua triste era, a Era do Papai Noel.

O bom velhinho passou por várias gerações, já foi muito amado e esperado. Os presentes deixados na árvore de Natal, a história do vovô que viu um brilho durante a noite. Tudo isso vai acabar e a responsável, por incrível que pareça, será a internet. Veja algumas razões.

1- Cada vez mais cedo as crianças estão na internet. E estão ficando mais espertas. Entram em sites proibidos, decoram senhas, conversam com 15 amigos ao mesmo tempo. E aí está o problema. Por curiosidade vão digitar no Google: “Onde mora Papai Noel?” e na lista de links patrocinados estará uma marca antiética dizendo que Papai Noel não existe, que o melhor é garantir os presentes natalinos por lá. Pronto. O clique será inevitável.

2- Faça o teste: hoje, quem sabe os nomes das renas? Você sabe? O Papai Noel está perdendo credibilidade. Se fizermos uma pesquisa, a borboleta do Msn, esse programa mesmo que você usa todo dia, é mais conhecida que o próprio Papai Noel. Viva a banda larga.

3- A internet está fazendo as pessoas dormirem mais tarde. Inclusive as crianças. Na noite de natal, será fácil elas ficarem acordadas até a hora do Papai Noel chegar. Pronto. Ele não vai aparecer. Ou os pais não dão o presente e falam que ele não veio, ou contam toda a verdade. A tradição vai depender do coração de cada um.

4- Em alguns anos o Google Earth cobrirá o planeta inteiro, inclusive o Pólo Norte, lá, onde o bom velhinho tem a sua fábrica. As crianças, de novo elas!, vão procurar onde seus brinquedos são produzidos. Não vão achar nada, a não ser que um milionário, pelo bem da tradição, construa uma bela casa por lá antes de o satélite fotografar.

5- Este é nosso mundo de sacanagem: alguém criou o e-mail papai_noel@hotmail.com, que com certeza tem um monte de crianças na lista do msn. Finja ser uma. Perto do Natal, o mentiroso tem o costume de falar a verdade. É sempre uma decepção em conjunto, um arrastão de sentimentos. Triste infância interativa.

6- Em breve, todo mundo do planeta vai participar do Orkut. E o Papai Noel não pode ficar de fora. O perfil dele já até existe, obviamente falso. Até aí, tudo perfeito, porque as crianças vão continuar se iludindo. Porém, no dia de 26 de dezembro, algumas não vão receber o que pediram e vão reclamar. As crianças hoje têm muita atitude. Quando chegarem à página mensagens, verão scraps de pessoas agradecendo a Barbie que voa, ou o Playstation 5. A decepção será muito grande, afinal elas se comportaram também. O Papai Noel vai perder ainda mais a sua credibilidade.

7- Ok ok. Supomos que algumas crianças ilesas continuarão acreditando no Papai Noel. É possível. Mas quantas dessas vão escrever cartas? Quase nenhuma. Todas vão mandar e-mails. E alguém, aproveitando esse momento, mandará um e-mail resposta com vírus como se fosse o bom velhinho. As crianças vão descobrir que o mundo é cheio de trapaceiros e que um deles é o Papai Noel. Vão ter ódio dele, principalmente quando o computador estiver no conserto e elas ficarem uma semana sem acessar o Youtube. Vai ser a pior semana da vida delas e o responsável por isso será ele, o já quase extinto Papai Noel.

Eu aconselharia você a acreditar friamente nessas palavras. A reflexão no caso é perda de tempo, já que você chegaria à mesma conclusão. O Papai Noel vai sumir. Vai cair como Roma um dia caiu. É fato, é a história, será o passado.

Adeus Papai Noel, foi realmente bom enquanto durou.

11 Responses to “Porque o Papai Noel vai sumir em alguns anos”

  1. All in Says:

    Fudido. Fudido mesmo.

  2. Hideki Says:

    Ah Wilis,

    Esse seu texto é mto foda, deu vários calafrios enquanto eu lia, parabéns mestre!

  3. Fernando Says:

    Gde Will.

    Mais uma vez nos brindando com seus textos… alguns completamentes viajantes outras completamente pé no chão. Mas sempre bem humorado, fino e gostoso de ser lido.

    Este garoto tem futuro…

    Abração!!!!

  4. Says:

    Texto envolvente…
    Ironia delicada…

    Ñ pensaria em outro autor para este texto!

    ainda bem q existe o período da meia-noite às 6!

    bjs…


  5. OPA….

    eu acredito em suas palavras… o bom velhinho está com os dias contados…

    você escreve muito bem….parabéns pelo blog…

    espero que venham outros bons textos como esse!

    boa sorte ae rapá!

    e trate de recomendar meu flickr, por que é arte de vanguarda!

    inté cumpadre will

    m
    u
    n
    d
    a
    n
    o

  6. Vini Says:

    Quem vos fala é um estudante de jornalismo apaixonado por publicidade.
    Tenho o prazer de ler esse texto e a cada dia reafirmar o que já tenho dito, apesar da controversia do sr. will de ser um PUTA profissional…..
    Acredito no caráter, na alma e na essência do ser humano.
    Parabéns,
    Daquele que sempre te achou um puta profissional é claro a partir do momento em que começamos a conversar.
    Um grande Abraço.
    Vini

  7. Lucieide Says:

    Bom, alguém CONCORDOU COMIGO!!! (risos) no último post do Diário Interativo , então cá estou pra dar uma conferida no seu blog.

    Não sei ao certo o que dizer diante da chuva de elogios dos que conhecem seu trabalho há tempos (tô me sentindo peixe-fora-d´água, rs), mas posso dizer que seu post me causou uma duplicidade de sentimentos: tristeza por pensar nessa realidade cruel que você abordou muito bem, e felicidade por poder acreditar, até hoje, que foi o bom velhinho quem ajudou meu pai a arrastar a minha cama e colocar a minha boneca lá no cantinho, na parede, de frente pra mim, para quando eu acordasse, no Natal dos meus cinco anos de idade…

    Enfim, um ótimo texto!

    ps.- sorry, mas eu sempre “posto” quando comento num blog pela primeira vez…


  8. Will,
    Quando li o seu texto de madrugada, antes de mandar pro Sr. Laranja já tinha te falado o quão expetacular é esse texto.
    Venho aqui só para reforçar e fazer público meus elogios.
    Grande abraço!

  9. dameianoiteasseis Says:

    Felicidade Felicidade e Felicidade.
    Esse texto foi publico no Clube de Criação.

    http://www.ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=24878#bottom

    Fiquei muito contente.

  10. harrysam Says:

    coerente…

    mas não estaria, você, ajudando para a chegada do esquecimeno…

    não sei ao certo como ficaria meus ulimos meses do ano sem a expectativa do natal… sem os trabalhos de natal, sem as propagandas de natal… como publicitarios, sentiremos mais falta do papai noel do que até mesmo as crianças, se é que o ser consumista perderá tamanha data de vendas e propagandas…

    tudo bem a verdade sobre o papai noel vir a tona, acredito fielmente em suas palavras, e acredito que em alguns anos é uma estimativa modesta, o papai noel esta com os dias contados e não os anos.

    parabéns pelo material posto aqui. parabés por ver a verdade e contando que alguma criança veja esse texto acreditemos então que o fim é inevitavel. mostrando que o veiculo da informação tem sempre seus dois lados…

    novamente parabéns

  11. Antonio Says:

    Porque o papai Noel so vem a noite?


Deixe um comentário